Após uma semana de especulações e preocupações dos fãs, a desenvolvedora Pocketpair finalmente quebrou o silêncio e garantiu: Palworld não será transformado em um jogo free-to-play ou live-service. A notícia veio como um alívio para muitos jogadores que temiam uma mudança radical no modelo de negócios do jogo.
Tudo começou quando Takuro Mizobe, CEO da Pocketpair, comentou sobre a possibilidade de o jogo adotar um formato de serviço ao vivo durante uma entrevista. Segundo Mizobe, esse modelo poderia aumentar a longevidade e a estabilidade financeira de Palworld, mas também reconheceu que o jogo não foi criado com essa abordagem em mente, o que traria desafios consideráveis.
Comunidade Reage e Pocketpair Esclarece
Após uma resposta negativa da comunidade, a Pocketpair foi rápida em esclarecer a situação em uma postagem oficial. “Nós não vamos mudar o modelo de negócios do nosso jogo. Palworld continuará sendo buy-to-play e não será F2P ou GaaS (Game as a Service)”, afirmou a desenvolvedora em um comunicado.
A desenvolvedora também destacou que a entrevista que gerou especulações foi feita meses atrás, e que a equipe ainda estava discutindo internamente a melhor maneira de manter o jogo sustentável no longo prazo. Contudo, eles decidiram que o modelo free-to-play ou de serviço contínuo não seria adequado para o jogo.
Sucesso Inicial e Planos Futuros
Palworld foi lançado em janeiro através do Steam Early Access e do Xbox Game Preview, e rapidamente conquistou mais de 25 milhões de jogadores em seu primeiro mês. Esse sucesso reforçou a confiança da Pocketpair de que o modelo atual é o caminho certo para o jogo.
Sobre o futuro, a desenvolvedora mencionou que está considerando a inclusão de skins e DLCs como formas de continuar a apoiar o desenvolvimento do jogo, mas prometeu discutir essas opções com a comunidade antes de qualquer decisão.
Versão de PS5 a Caminho?
Outro rumor interessante é a possível chegada de uma versão de Palworld para o PS5. Embora não tenha sido oficialmente confirmada, uma listagem recente para o Tokyo Game Show incluía a versão para o console da Sony. O gerente de comunidade da Pocketpair também sugeriu em junho que há planos para o lançamento no PS5.
Enquanto isso, os fãs podem respirar aliviados sabendo que o jogo continuará com o modelo buy-to-play e que a Pocketpair está comprometida em colocar os jogadores em primeiro lugar.