Uma das mudanças mais controversas em Overwatch 2 foi a alteração para o formato 5v5. A remoção de um herói tanque em cada equipe mudou fundamentalmente a dinâmica do jogo, gerando debates sobre a possível volta do formato 6v6 desde o lançamento. Em uma nova postagem no blog, o diretor do jogo, Aaron Keller, revelou planos para testar novamente o modo 6v6, junto com outras mudanças de formato, em uma série de modos experimentais que serão lançados ainda este ano.
Planejamento e Desafios Técnicos
No entanto, o modo 6v6 não será implementado imediatamente. Segundo Keller, jogos com 12 jogadores podem “ter um desempenho inferior em sistemas mais antigos”. A Blizzard precisará de “pelo menos várias temporadas” para preparar o jogo para isso, então outras mudanças de formato serão testadas primeiro.
Mudanças no Formato do Jogo
“Quando olhamos para as mudanças em Overwatch desde o seu início, é claro que muitas delas reduziram a variedade dentro de uma partida de Overwatch”, disse Keller. “Recebemos feedback de alguns jogadores de que Overwatch pode parecer ‘o mesmo’ de jogo para jogo. Embora grande parte disso seja atribuído ao 5v5, sentimos que há mais em jogo aqui.”
Ainda este ano, na temporada 13, Overwatch terá um modo de tempo limitado chamado ‘Quick Play: Hacked’, que permitirá que os jogadores flexibilizem a composição atual de um tanque, dois distribuidores de dano e dois curandeiros. O objetivo é trazer “um pouco da liberdade de volta a uma partida de Overwatch sem a gravidade dos problemas que acompanhavam o 6v6”, principalmente os longos tempos de fila devido à falta de jogadores de tanque.
Impacto nos Tempos de Espera
Um dos objetivos originais com o formato 5v5 de Overwatch 2 era reduzir significativamente o tempo de espera para encontrar uma partida. Keller incluiu um gráfico na postagem do blog que ilustra como isso foi eficaz. Ao remover um tanque de cada equipe – a função menos jogada – os tempos de espera foram mais que reduzidos pela metade. Um retorno ao 6v6 poderia significar que os jogadores esperariam mais tempo para encontrar uma partida do que para jogá-la, um risco que “ainda me causa ansiedade”, disse Keller.
Testes e Feedback da Comunidade
Os debates sobre o formato atual de Overwatch 2 foram persistentes demais para serem ignorados, então a Blizzard quer experimentar e ver o que funciona. Cada teste durará algumas semanas enquanto o estúdio coleta feedback e analisa como isso impacta o jogo. “Refletiríamos cuidadosamente sobre as lições aprendidas de qualquer teste que realizarmos e exploraríamos como melhor atender ao que os jogadores estão pedindo”, disse Keller. “Seja um mundo de 5v5, 6v6 ou até mesmo ambos, isso é algo para o futuro decidirmos.”
Popularidade dos Tanques
Uma solução mais simples para o problema dos tanques em Overwatch seria aumentar a popularidade da função, mas isso não aconteceu. Quando Overwatch 2 foi lançado, vários tanques receberam reworks que incentivavam mais ação e menos ficar atrás de escudos. Os dois tanques lançados desde então, Rammatra e Mauga, são distribuidores de dano móveis, de médio a curto alcance. Mesmo assim, os tanques continuam sendo a “ovelha negra” do elenco de Overwatch.
Reflexões Finais
Overwatch 2 nunca conseguiu escapar da sombra de Overwatch 1 e há muitas razões para isso. Nunca fui fã do 5v5 e da forma como isso drenou muito do trabalho em equipe do jogo, mas respeito o raciocínio da Blizzard para a mudança. A quantidade de empolgação em torno de Juno, a nova heroína de suporte do jogo, sugere que há muitas pessoas que desejam que Overwatch desacelere o suficiente para permitir um jogo mais estratégico e focado em equipe.
Mesmo que esses experimentos não terminem com um retorno aos dias de glória de Overwatch 1, seria bom finalmente saber como é o 6v6 no Overwatch moderno, em vez de apenas falar sobre isso. Talvez os resultados sejam uma surpresa total ou talvez não, mas Overwatch 2 está muito atrasado para algumas novas ideias.