A triste tendência de demissões na indústria dos videogames continua, desta vez atingindo a Ubisoft. A empresa anunciou a demissão de 45 funcionários em seus escritórios em San Francisco, Califórnia, e Cary, Carolina do Norte, nesta semana.
Um porta-voz da Ubisoft confirmou à Bloomberg que a empresa tomou a “difícil, mas necessária decisão” de dispensar colaboradores para “alinhar as organizações desses estúdios com seus objetivos futuros de negócios e desenvolvimento.”
Os funcionários afetados receberão pacotes de rescisão e suporte para recolocação no mercado de trabalho. Vale lembrar que, em abril deste ano, a Ubisoft já havia eliminado 45 empregos em outras divisões. O GameSpot tentou obter mais detalhes sobre esses cortes diretamente com a empresa.
Essas demissões parecem ser parte de um plano contínuo de redução de custos da Ubisoft, visando melhorar a rentabilidade e tranquilizar os investidores. Ao todo, os cortes na Ubisoft já ultrapassam a marca de 1.000 demissões.
O estúdio da Ubisoft em San Francisco, fundado em 2009, contava com cerca de 500 funcionários antes dessa redução. O escritório abrange uma variedade de funções, incluindo marketing, vendas, desenvolvimento de negócios, comunicação, finanças, licenciamento, criação e desenvolvimento de jogos. Esse estúdio foi responsável pela criação da série Rocksmith e também de South Park: The Fractured But Whole. Atualmente, o time trabalha no suporte contínuo de Rocksmith e XDefiant.
Já o time de Cary, na Carolina do Norte, é conhecido como Red Storm. Fundado em 1996 pelo autor Tom Clancy, o estúdio é famoso por seu trabalho nas franquias Ghost Recon e Rainbow Six. Recentemente, essa equipe estava envolvida no desenvolvimento de The Division: Heartland até o projeto ser cancelado no início deste ano.
Esses cortes são um lembrete de como as mudanças na indústria dos games podem impactar equipes inteiras, mesmo em grandes empresas como a Ubisoft. As demissões têm se tornado uma realidade recorrente, refletindo os desafios econômicos e a pressão constante para atender às expectativas do mercado.