Jogos single player estão morrendo? Designer de Horizon: Zero Dawn responde!

O fim dos jogos solo? Especialista rebate teoria e reforça importância do gênero

Nos últimos anos, uma grande preocupação tomou conta dos fãs de jogos single player: será que esse gênero está sendo deixado de lado pela indústria? Com o fechamento da Visceral Games, responsável por Dead Space, e a reformulação de um jogo de Star Wars que antes teria foco em campanha solo, muitos começaram a acreditar que o mercado só tem espaço para games multiplayer e serviços live-action. Mas segundo Tim Stobo, designer de Horizon: Zero Dawn, essa preocupação pode ser exagerada.

O sucesso de Horizon prova que o single player está vivo

Em entrevista ao GameSpot, Tim Stobo defendeu que ainda há um enorme público para experiências single player e que o sucesso de Horizon: Zero Dawn é um grande exemplo disso. O título da Guerrilla Games foi um fenômeno e mostrou que narrativas bem desenvolvidas ainda cativam milhões de jogadores ao redor do mundo. Para ele, a expansão Frozen Wilds reforça esse sucesso e comprova que os jogadores ainda desejam experiências profundas e imersivas.

Mais jogos multiplayer? Sim. Mas isso não significa o fim das histórias solo

O designer também comentou que, de fato, jogos multiplayer como Destiny e outros live-service estão crescendo e dominando uma parte do mercado. No entanto, isso não significa o fim das aventuras single player. Ele citou exemplos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Sombras da Guerra, que foram lançados no mesmo período e ainda assim conquistaram sucesso de crítica e vendas. Para ele, a indústria pode (e deve) ter espaço para ambos os estilos de jogo.

O futuro dos jogos solo está garantido?

A verdade é que, apesar das mudanças no mercado, grandes estúdios ainda investem pesado no single player. O próprio sucesso de God of War (2018), Elden Ring, The Last of Us Part II e tantos outros blockbusters narrativos mostram que a experiência solo ainda tem um lugar garantido no coração dos jogadores.

Enquanto houver demanda, as desenvolvedoras continuarão a apostar nesse formato. E, pelo visto, a Guerrilla Games não pretende abrir mão disso tão cedo!

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