Com o passar do tempo, é normal que nosso celular vá ficando cada vez mais cheio. O WhatsApp, aplicativo de mensagens da Meta, pode se tornar um dos que mais ocupa espaço no seu celular. Grande parte desse problema é por conta do material audiovisual que você recebe e envia.
Por padrão, o WhatsApp salva tudo o que você envia e recebe – sejam fotos, vídeos, GIFs ou documentos. Felizmente, você pode alterar esta configuração para impedir que ele consuma todo o armazenamento do seu celular. A seguir, vamos detalhar como fazer essa mudança.
Arquivos do WhatsApp são salvos na galeria
Quando você baixa um arquivo de mídia do WhatsApp, ele é salvo automaticamente na galeria do seu telefone graças à opção “visibilidade de mídia”, que está ativada por padrão. O bom é que esse recurso afeta apenas novos arquivos de mídia baixados quando o recurso foi ativado ou desativado, não se aplicando a arquivos antigos.
Portanto, ao desativar essa função, você evitará que toda a multimídia enviada para você acabe ocupando a memória do seu smartphone por padrão. E isso funciona independentemente da marca ou sistema operacional do seu aparelho. Veja a seguir como fazer isso.
Como impedir que arquivos de mídia sejam salvos no geral
Para evitar que o WhatsApp salve automaticamente as mídias que você recebe, siga estes passos:
- Abra o WhatsApp;
- Clique nos três pontos verticais no canto superior direito para exibir o menu;
- Selecione a opção “Configurações”;
- Vá em “Conversas”;
- Desmarque a opção “Visibilidade de mídia”.
Como impedir que arquivos de mídia sejam salvos em conversas e grupos específicos?
Ainda é possível fazer isso de forma mais específica, para aquele grupo de família que sempre manda vídeos de bom dia, por exemplo. Veja como:
- Abra a conversa ou grupo específico;
- Toque no nome do contato ou nome do grupo para abrir as informações;
- Vá em “Mídia, links e docs” na conversa ou em “Dados do grupo” em um grupo;
- Role a tela até encontrar “Visibilidade de mídia”;
- Altere a configuração de “Padrão” ou “Sim” para “Não”.
Não é apenas uma questão de organização; liberar memória do celular é vital para garantir que seu dispositivo funcione de forma eficiente. O acúmulo de arquivos desnecessários pode tornar o processamento do aparelho mais lento e até mesmo impedir a instalação de novos aplicativos ou a atualização dos existentes.