A gigante japonesa revelou que os custos de produção estão subindo e o tempo para criar novos jogos será maior!
Capcom confirma aumento nos custos e tempo de desenvolvimento
A Capcom, responsável por franquias como Resident Evil, Monster Hunter e Street Fighter, revelou que desenvolver jogos está ficando cada vez mais caro e demorado. Em uma reunião recente com acionistas, a empresa destacou que os avanços tecnológicos e as expectativas do público exigem investimentos cada vez maiores.
Se antes já se falava sobre o aumento dos custos na indústria, a Capcom reforçou que isso se tornará ainda mais evidente nos próximos anos, afetando diretamente o tempo de produção de novos títulos.
Por que os jogos da Capcom vão demorar mais para sair?
Segundo a Capcom, a necessidade de criar experiências cada vez mais sofisticadas graficamente e tecnicamente faz com que o desenvolvimento precise de mais recursos, equipes maiores e maior tempo de produção. Além disso, os custos com funcionários, tecnologia e marketing aumentaram consideravelmente nos últimos anos.
A empresa garantiu que já está se planejando a longo prazo para lidar com essa nova realidade, criando cronogramas de produção mais detalhados e realistas para evitar atrasos inesperados.
Investimentos serão analisados caso a caso
A Capcom afirmou que cada projeto será analisado individualmente, garantindo que nenhum jogo receba mais investimento do que o necessário.
🗣️ Trecho da declaração oficial da Capcom:
“O aumento no investimento de desenvolvimento é inevitável devido à necessidade de satisfazer as exigências dos jogadores, que contam com hardwares cada vez mais avançados e experiências mais sofisticadas. Entretanto, estamos planejando cuidadosamente nossos lançamentos a médio e longo prazo para administrar esses investimentos de forma equilibrada.”
Os jogos AAA estão se tornando inviáveis?
Com cada vez mais dinheiro envolvido, algumas empresas já estão repensando a maneira como desenvolvem seus jogos. O aumento do tempo de produção faz com que menos títulos sejam lançados a cada ano, o que pode impactar diretamente as vendas e a satisfação dos jogadores.
Com esse cenário, os jogos AAA podem estar entrando em uma fase de transformação, levando os estúdios a investirem em estratégias mais sustentáveis e em experiências menos arriscadas financeiramente.
Os jogadores ainda querem jogos gigantes e demorados?
Se, por um lado, os jogadores exigem gráficos incríveis e mundos abertos cada vez mais complexos, por outro, muitos começam a sentir falta de jogos mais simples e diretos, como os clássicos da era do PlayStation 2 e do início do PlayStation 3.
E você, prefere esperar mais tempo por um jogo extremamente polido ou sente falta dos lançamentos mais rápidos e diretos do passado? Deixe sua opinião nos comentários! 🚀🎮