Akira Toriyama achava Gohan chato? A verdade sobre o declínio do personagem em Dragon Ball
O herdeiro de Goku que nunca foi para frente
Desde a Saga Cell, Gohan parecia destinado a se tornar o novo protagonista de Dragon Ball. Seu crescimento como guerreiro, seu potencial absurdo e até sua transformação em Super Saiyajin 2 foram momentos inesquecíveis. Mas algo aconteceu, e ele acabou sendo jogado para escanteio.
Os fãs sempre se perguntaram por que Gohan perdeu espaço e se tornou um personagem secundário, mas agora a resposta definitiva veio à tona: Akira Toriyama simplesmente perdeu o interesse nele.
Toriyama cansou de Gohan e mudou o foco da história
De acordo com antigos editores de Dragon Ball, o próprio Toriyama abandonou a ideia de fazer Gohan o protagonista porque achava o personagem “entediante”. Após a Saga Cell, ele queria trazer um tom mais leve para a série, algo parecido com os primeiros dias de Dragon Ball ou até Dr. Slump.
Foi assim que nasceu o Grande Saiyaman, uma fase cômica onde Gohan tentava equilibrar sua vida de estudante com a de herói. Mas desenhar cenários escolares e personagens secundários deu tanto trabalho que Toriyama rapidamente se cansou da ideia e a descartou.
Gohan nunca foi feito para ser um protagonista
Por mais que os fãs tenham ficado frustrados, Toriyama já revelou que Gohan nunca se encaixou bem no papel de protagonista. Diferente de Goku, que tem a luta como estilo de vida, Gohan sempre foi um guerreiro relutante. Seu foco era mais nos estudos do que nas batalhas, o que não combinava com a pegada de Dragon Ball.
Com o tempo, a falta de interesse do autor no personagem ficou evidente. Na Saga Majin Boo, Gohan voltou mais fraco do que na luta contra Cell, e a série rapidamente trouxe Goku de volta como o salvador do universo.
Gohan ainda tem futuro em Dragon Ball?
Muitos fãs ainda acreditam que Gohan tem um potencial desperdiçado. Dragon Ball Super: Super Hero tentou trazer o personagem de volta ao centro das atenções, com uma nova transformação e um papel de destaque. Mas com o anúncio de Dragon Ball Daima, onde Goku será o foco novamente, parece que Gohan voltou para o banco de reservas.
Será que um dia veremos Gohan assumindo o protagonismo de vez? Ou ele sempre será lembrado como “aquele que quase substituiu Goku”?
🔥 Deixe sua opinião nos comentários!