Japão quer aumentar exportações de mangás, animes e games e alcançar US$ 130 bilhões em uma década

O Japão anunciou hoje uma ambiciosa meta de quadruplicar suas exportações de mangás, animes e jogos eletrônicos na próxima década, alcançando um valor total de US$ 130 bilhões (cerca de R$ 687 bilhões) até 2033. A iniciativa, que visa impulsionar a economia nacional, reconhece a crescente popularidade da cultura pop japonesa no mundo todo e o potencial que ela tem para se tornar um importante motor de crescimento.

Berço de obras mundialmente famosas como “Dragon Ball”, “One Piece”, “Super Mario” e “Final Fantasy”, o Japão há muito tempo reconhece a força de sua indústria criativa. Agora, o governo pretende elevar essa indústria ao mesmo patamar de importância de setores tradicionais como a siderurgia e os semicondutores.

“Nos últimos anos, conteúdos como animes e mangás desempenharam um papel extremamente importante para atrair um público jovem cada vez mais amplo no exterior e atuaram como ‘porta de entrada’ do Japão”, afirma o governo em sua estratégia oficial.

Meta bilionária do Japão

A meta de alcançar US$ 130 bilhões em exportações representa um aumento significativo em relação aos atuais US$ 30 bilhões (R$ 158 bilhões) gerados anualmente por esses setores. Para alcançar esse objetivo, o governo japonês pretende investir em diversas áreas, como:

  • Apoio à produção e distribuição de conteúdo: O governo oferecerá incentivos fiscais e outros tipos de apoio para empresas que produzem e distribuem mangás, animes e jogos eletrônicos.
  • Promoção da cultura japonesa no exterior: Campanhas de marketing e eventos culturais serão realizados em todo o mundo para divulgar a cultura pop japonesa e atrair novos fãs.
  • Desenvolvimento de novas tecnologias: O governo investirá em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para aprimorar a experiência dos consumidores de mangás, animes e jogos eletrônicos.
  • Fortalecimento da propriedade intelectual: Medidas serão tomadas para proteger a propriedade intelectual dos criadores japoneses e combater a pirataria.

Ao unir os setores de mangás, animes e games com outras indústrias criativas como moda, cosméticos e turismo, o Japão espera alcançar um lucro econômico total de US$ 320 bilhões (R$ 1,69 trilhão) até 2033. Essa iniciativa ambiciosa demonstra a confiança do governo japonês no potencial da cultura pop japonesa para impulsionar o crescimento econômico do país nos próximos anos.

Impacto no Brasil

O Brasil é um dos maiores mercados consumidores de mangás, animes e games do mundo. A iniciativa do governo japonês de quadruplicar suas exportações desses produtos deve beneficiar ainda mais os consumidores brasileiros, que terão acesso a um maior número de opções e preços mais competitivos. Além disso, a crescente popularidade da cultura pop japonesa no Brasil pode abrir novas oportunidades para empresas brasileiras que desejam investir nesse mercado.

A meta ambiciosa do Japão de quadruplicar suas exportações de mangás, animes e games demonstra o compromisso do governo em transformar a indústria criativa em um importante motor de crescimento econômico. Essa iniciativa tem o potencial de beneficiar não apenas o Japão, mas também países como o Brasil, que possuem um grande mercado consumidor desses produtos.

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