Fortnite acaba de ser excluído e milhões ficam sem poder jogar

A Epic Games anunciou a retirada de Fortnite e outros jogos da Galaxy Store. A medida, conforme explicou Tim Sweeney, CEO da empresa, é uma resposta direta à nova política da Samsung que impede o sideloading de aplicativos. Dessa forma, os fãs do popular battle royale precisarão buscar alternativas para jogar no sistema Android.

Essa nova política foi introduzida pela gigante da Coreia do Sul com a atualização One UI 6.0. Dessa forma, ela inclui uma funcionalidade chamada Auto Blocker, ativa por padrão na versão subsequente One UI 6.1.1. A intenção do Auto Blocker é proteger usuários menos experientes contra a instalação de aplicativos potencialmente maliciosos.

O Auto Blocker é uma medida de segurança projetada para evitar apps de fontes não oficiais, como lojas de apps alternativas ou diretamente de arquivos APK disponibilizados na internet. Com isso, dispositivos Galaxy que já vêm com One UI 6.1.1 não permitem o sideloading a menos que o usuário desative manualmente essa proteção nas configurações de privacidade e segurança do aparelho. Isso cria uma barreira para jogadores de Fortnite.

A Resposta da Epic Games ao Auto Blocker

Tim Sweeney destacou que a nova política da Samsung cria barreiras para a instalação de lojas de aplicativos concorrentes e vai contra os esforços anteriores da Epic Games de promover a liberdade de escolha dos usuários na instalação de software.

Curiosamente, esta não é a primeira disputa da Epic Games relacionada a Fortnite. A empresa já esteve em outras brigas legais com gigantes do setor, como Apple e Google, justamente por questões ligadas ao sideloading e uso de lojas de apps de terceiros.

Apesar da remoção dos jogos da loja da Samsung, a Epic Games assegura que continuará a oferecer suporte total aos dispositivos da Samsung e aos usuários que já possuem o Fortnite instalado via Galaxy Store.

A empresa encoraja novos usuários e aqueles que desejam reinstalar o jogo a desativar o Auto Blocker e baixar o Fortnite diretamente do site oficial da Epic Games. Por enquanto, esta é uma das soluções apresentadas para quem ainda quiser utilizar o battle royale nos dispositivos Samsung.

Siga esses passos para jogar Fortnite:

  1. Acesse as configurações do seu dispositivo Samsung.
  2. Vá até “Privacidade e Segurança”.
  3. Desative o Auto Blocker.
  4. Visite o site oficial da Epic Games.
  5. Baixe e instale o Fortnite diretamente do site.

Dessa forma, os jogadores ainda podem aproveitar toda a experiência de Fortnite em seus dispositivos, superando as barreiras impostas pela nova política da Samsung.

Tem sido uma jornada repleta de desafios para a Epic Games, especialmente com Fortnite. A empresa tem demonstrado um compromisso inabalável com a liberdade dos usuários, seja lutando contra a Apple, o Google ou, agora, a Samsung.

Nesta situação atual, desativar o Auto Blocker e instalar o jogo diretamente do site oficial parece ser a melhor solução para os fãs de Fortnite. Vale a pena ficar de olho nas próximas atualizações e mudanças que possam surgir, afetando ainda mais a dinâmica de instalação e uso de aplicativos nos dispositivos Android.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.